segunda-feira, maio 12, 2008

Cotação do Petróleo em $US vs €



O preço do petróleo tem batido recordes sucessivos. A semana passada ultrapassou os 126 dólares. Os protestos já começam a sentir-se, surgindo acusações de aproveitamento por parte das petrolíferas, no sentido de terem efectuado aumentos que não são razoáveis traduzindo o preço do petróleo em euros. Neste Quadro pode ver-se a evolução dos preços nos últimos anos, em dólares e em euros.

Fontes: para o preço do petróleo (EIA/EUA) ver aqui.
Para as cotações do dólar americano versus euro ver aqui e aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Após umas pesquisas na Net encontrei este blogue via Klepsydra, parabens pelo blogue.

No klepsydra gostei da forma como nas caixas de comentários o José, o Low Lander e o Rui lidam com os "deniers" do costume.

Aquilo que me leva a escrever este comentário é básicamente um pedido de ajuda.

Há em Portugal um forum de Meteorologia e Climatologia.

Nesse forum há muitas discussões interessantes mas as do aquecimento global são geralmente destruídas por deniers que usam sempre as mesmas estratégias, enchem o forum de notícias e lixo negacionista, geralmente são pessoas sem qualquer conhecimento da área, não conseguem manter uma discussão e quando confrontadas com perguntas e factos geralmente nunca respondem fugindo às perguntas, mudando de assunto ou simplesmente distorcendo. Enfim, nada que não seja do vosso conhecimento, pois estes denier's são rigorosamente iguais uns aos outros em todo o lado.

Aquilo que eu pedia era se o autor deste blogue não poderia de vez em quando ir lá e responder com conhecimento e autoridade a certos disparates. Não é tarefa difícil porque a maioria dos deniers não sabem sequer do que estão a falar, o conhecimento deles sobre climatologia é nulo.

Isto porque no forum a maioria das pessoas acaba por se cansar, até os próprios administradores do forum que tentam manter algum nivel nas discussões acabam por se cansar com estes deniers que parecem ter uma paciência ilimitada, talvez por não terem mais nada para fazer.

O resultado é que este pessoal assim leva a propaganda deles avante. Se pudessem de vez em quando passar por lá seria óptimo, o forum em questão é este: www.meteopt.com

PS 1.:
Depois de ler, apague este comentário off-topic do qual peço desde já as minhas desculpas.

PS 2: Já agora, participar num forum é uma boa forma de divulgar um blogue pessoal. Pode acrescentar um link na sua assinatura do forum e cada mensagem sua terá um link para aqui. É excelente para divulgar um blogue para a audiência do forum, tal como é também excelente para o Google, pois cada link é importante para o ranking do Google.

José M. Sousa disse...

Olá!

Agradeço a sugestão e vou tentar contribuir. De facto, encontram-se verdadeiros idiotas que nem se dão ao trabalho de pensar que eles próprios podem vir a ser vítimas da sua própria estupidez.

De qualquer modo, não sou especialista em nenhuma dessas áreas. Sou Economista! Atípico , talvez :)

Não vou apagar o comentário, pode ser que passe por cá mais alguém interessado