terça-feira, maio 27, 2008

Os alertas de Fatih Birol (AIE) - 2ª parte

Vale a pena continuar a ler o resto da entrevista a Fatih Birol.

A entrevista aborda assuntos como a geopolítica do petróleo, o perigo de guerras por recursos, o papel e limitações do carvão e da energia nuclear como alternativas ao petróleo, e os alertas que a Agência Internacional de Energia tem feito junto dos países da OCDE, da qual Portugal faz parte.
Destaco esta pergunta:
«Mas não é tempo de dar um sinal claro? Especialmente quando muito dinheiro é erradamente investido nos países da OCDE - por exemplo na construção de novos aeroportos, muito embora não venha a existir petróleo suficiente para aumentar constantemente as viagens aéreas?»
resposta:
Não só dizemos isso aos nossos países membros, [...]

Será que o Governo Português percebeu a mensagem?


2 comentários:

VRMendes disse...

Li a sua tradução a correr pela tal falta de tempo muito típica em mim.
Para já, devo dizer-lhe que estou muito assustado com as conclusões desta entrevista. Só vem reforçar mais as desconfianças que já se sentiam.
É um documento para eu ler com tempo e mais uma ou duas vezes.

José M. Sousa disse...

Concordo que é assustador, sobretudo quando se vê uma atitude de negação permanente dos responsáveis políticos. Sócrates, por exemplo, vem anunciar a autoestrada para Trás-os-Montes como acto de justiça. Pura demagogia. E que tal se reabilitassem o comboio. Governar com o petróleo caro exige melhor planeamento e exigência. Caso contrário a instabilidade que já vemos é só um vislumbre do que virá a acontecer.