quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Lisboa E-Nova : sessão sobre alterações climáticas


A gravação da apresentação oral do Prof. Delgado Domingos e do debate que se seguiu, pode ser encontrada aqui.
Sobre a questão da Antárctida, o site RealClimate publicou ontem este artigo, do historiador de ciência e físico Spencer Weart.

Termina assim:

«Bottom line: A cold Antarctica and Southern Ocean do not contradict our models of global warming. For a long time the models have predicted just that.»

Ainda sobre o hiato entre aumento de temperatura e aumento de CO2 ou, inversamente, redução de temperatura e redução de CO2, a página 112 do "FAQ" (perguntas frequentes) do IV relatório do IPCC dá uma resposta clara às dúvidas do Sr. Prof..
Uma explicação possível está no forçamento orbital da Terra ("orbital forcing") que desencadeou uma alteração de temperatura. A alteração de temperatura por sua vez conduziu a alterações nos níveis de CO2, num efeito de retroacção ("feedback") positiva (ver cap. 6 PSB Paleoclimate, pág. 445). Esse forçamento orbital não é a causa do aquecimento actual.
De forma simples, é como uma pescadinha de rabo na boca: a variação da temperatura altera o CO2 e o CO2 reforça essa variação de temperatura. Pode ser também a história do ovo e da galinha, quem nasce primeiro? Depende do ponto de referência!


Sem comentários: