sábado, fevereiro 16, 2008

A Criação - um apelo para salvar a vida na Terra


Um livro do biólogo norte-americano Edward O. Wilson. Este mirmecólogo (especialista em formigas), autor de "A Diversidade da Vida", realça a importância das mais pequenas criaturas para o equilíbrio da vida neste planeta. Em "A Criação" faz um apelo aos líderes espirituais para se juntarem aos cientistas na sua defesa. Segundo ele, está em curso a sexta grande extinção em massa de vida na Terra:

«Pensa-se que a taxa actual de extinções, calculada com base nas estimativas mais conservadoras, seja cerca de cem vezes maior do que a prevalecente antes de os seres humanos terem surgido na Terra e estima-se que venha a ser pelo menos mil vezes superior, ou ainda mais, nas décadas mais próximas. Se esta tendência se mantiver, o seu custo para a humanidade, em termos de saúde, segurança ambiental e qualidade de vida, será catastrófico» pág. 13, edição portuguesa, Gradiva.

Notícia relacionada: "Map shows toll on world's oceans": apenas 4% dos oceanos do planeta permanecem livres da acção humana destrutiva.

Sem comentários: