terça-feira, outubro 18, 2005

Avian Influenza - Gripe Aviária

A revista de divulgação científica "Science & Vie" na sua edição de Fevereiro de 2005 traça um cenário verdadeiramente assustador sobre as consequências que poderão advir de uma pandemia de gripe em resultado de uma mutação do vírus da gripe aviária. Os cientistas afirmam que é praticamente inevitável que, mais cedo ou mais tarde, essa mutação ocorra, permitindo o contágio de pessoa para pessoa. Por enquanto, a estirpe mais perigosa transmite-se unicamente dos animais para as pessoas em contacto muito próximo.
Segundo a "Science & Vie", as autoridades francesas, por exemplo, estão a levar muito sério esta ameaça. Para ter uma ideia da potencial gravidade desta ameaça, o Instituto Nacional de Vigilância Sanitária francês estima, para o pior cenário, que tal pandemia poderia afectar entre 9 e 21 milhões de franceses, com uma taxa de mortalidade que poderia atingir 70%, ou 6,3 a 14,7 milhões de mortos!
É importante que todos levem esta ameaça muito a sério, informando-se e sendo exigente com as autoridades. Esta será a melhor forma de evitar os piores cenários.
No passado ocorreram gripes deste género, a mais grave em 1918, a chamada Gripe Espanhola. O impacto foi tal que alguns consideram que teve um papel fundamental no derrube de três impérios: Hohenzollerns na Alemanha, Habsburgos na Áustria e Romanovs na Rússia.
Este tipo de gripe aviária é recorrente e os focos de propagação têm-se localizado no Extremo Oriente, em países como o Vietname, a China, etc. As condições sanitárias deficientes, a pobreza e o contacto directo com os animais facilitam o desenvolvimento e disseminação da doença. Este é um bom exemplo de como vivemos de facto num só mundo, um mundo muito integrado e interdependente.É também a prova de como a cooperação internacional é essencial.

2 comentários:

Antonio From Paris disse...

muito bem !!

estou a ver que continuas activo ! parabens !

continua a informar-nos do mal que se faz a esse planeta...

Duncan McKenzie disse...

Estou ainda lendo...

Acabei com o livro 'The long Emergency' - muito interesante...

Fica bem...! D