tag:blogger.com,1999:blog-15634029.post7695621013741387661..comments2023-08-16T09:15:44.278+00:00Comments on FUTURO COMPROMETIDO: Os transportes públicos: que critério de eficiência?José M. Sousahttp://www.blogger.com/profile/01252358340388734853noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-15634029.post-25744224964325480652007-09-02T01:14:00.000+00:002007-09-02T01:14:00.000+00:00Quando confrontamos os custos para o OE de uma pos...Quando confrontamos os custos para o OE de uma possível gratuitidade ou quase gratuidade dos transportes públicos com todos estes custos associados ao transporte rodoviário, se calhar chegamos à conclusão que seria uma pechincha.<BR/>Quanto à eficácia da gratuitidade, concordo que só por si não seria suficiente para atrair muitíssimo mais gente. Para além da qualidade, que referi, as portagens urbanas e outras formas de penalização do automóvel deveriam ser implementadas. O ponto é que sendo o transporte gratuito, não haveria mais desculpas. Por outro lado, tendo em conta o preço de alguns passes e outros factores, em muitos casos o transporte público não é competitivo com o automóvel.José M. Sousahttps://www.blogger.com/profile/01252358340388734853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15634029.post-61335133758166563362007-09-02T00:56:00.000+00:002007-09-02T00:56:00.000+00:00Bom texto!Um pequeno comentário: julgo que a gratu...Bom texto!<BR/>Um pequeno comentário: julgo que a gratuitidade dos transportes gratuitos pouco ajudaria em Portugal. Ou melhor claro que ajudaria economicamente os mais carenciados, mas quem usa o automóvel, ou seja quem está disposto a pagar 5 ou 10 vezes mais pelo automóvel, dificilmente mudaria de opção. Ou seja em termos de ambiente, e mobilidade parece-me que os efeitos seriam baixíssimos.<BR/>A solução óbvia são as portagens urbanas, cujas receitas até poderiam ser usadas para suportar o transporte público (como é feito em Londres). Aliás neste momento, temos a situação absurda em Portugal, que todos os Portugueses andam a financiar os autocarros dos Lisboetas e Portuenses. As portagens também corrigiriam isso.<BR/><BR/>Por últimos dois posts meus com valores das externalidades. São obviamente difíceis de calcular, mas poucas pessoas tem uma noção da brutalidade destes valores:<BR/><BR/><A HREF="http://menos1carro.blogs.sapo.pt/18511.html" REL="nofollow"> Estudo Europeu </A><BR/><BR/><A HREF="http://menos1carro.blogs.sapo.pt/38175.html" REL="nofollow"><BR/>Estudo belga </A>Anonymousnoreply@blogger.com